quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Diálogos com o Vicente - parte II

Olá pessoal!

Quando o Vicente era bem menor, eu torcia para ele começar a falar e se comunicar conosco. Acho que isso é o desejo de todos os pais que convivem com o desenvolvimento de seus pequenos.
Ele cresceu, aprendeu a falar...e não para mais!
O mais intrigante é que em momentos em que ele se encontra afoito ou super animado bate uma gagueira medonha. Às vezes as palavras ficam vários segundos arranhando até saírem por completas.
Tudo isso é normal e podemos notar que a gagueira some em alguns momentos.
Mas apesar das dificuldades transitórias de comunicação, Seu Vicente não se acanha e solta o verbo!
Papai, olha aqui!
Mamãe, vem brincar comigo!
Tata, vamos montar quebra cabeça!
E assim ele passa o tempo conosco. Falando, imitando musiquinhas, contando histórias que ouve na hora do conto pra ele mesmo, dialogando sozinho com seus amiguinhos da escola.
Às vezes, ele sai com umas pérolas. Outras, com algumas palavras que os adultos repetem :(
Abaixo alguns momentos do Vicente conversando conosco.
 ___________________________________________________________________


O Homem na Lua

Mara: Vi, você sabia que já teve gente que foi  lá na lua?
Vicente: É?!?!?!
Mara: Sim, com uma espaçonave.
Vicente: Um fuca?
Mara: Não amor, uma espaçonave, bem grande que voa!
Vicente: Ai que m****! :(

_____________________________________________________________________

Cerveja

Eu: Mara, eu tava a fim de tomar uma cerveja hoje à noite!
Vicente: Eu também quero uma cerveja.
Eu: (Risos contidos) Amor, não dá. Isso é coisa de adulto.
Vicente: Ai minha nossa

________________________________________________________________________

Impressões sobre o trabalho

Vicente: Tata, tu não vai trabalhar?? (Ele nos vê todos os dias saindo de casa e dizendo que vamos trabalhar, deve associar que a tata não trabalha porque fica em casa com ele e a Helena).

________________________________________________________________________

Preferências musicais

Eu: Vi, vamos ouvir um som? (indo pra escola)
Vicente: Sim, Matanza!
Eu: Matanza não tem amor. Pode ser o Ursinho Pimpão?
Vicente: Hum...não.
Eu: Então o que você quer ouvir?
Vicente: Kinder Ovo :(

________________________________________________________________________

Observação aguçada

Vicente: Papai, o Chico Bento faz cocô?
Eu: Sim, meu bem. Todo mundo faz.
Vicente: Não, ele só faz xixi (nas historinhas o personagem só aparece fazendo xixi)

_______________________________________________________________________

Vergonha alheia

Eu: Vi, vem aqui comigo e a mana...vamos dançar!
Vicente: Não. Não dança!
Eu: Então vem cantar com a gente aqui (estava com a Helena no colo cantando uma música da Galinha Pintadinha)
Vicente: Chega papai!

Eu: Vem aqui filho!
Vicente: Ai papai, só assiste!

_______________________________________________________________________

A arte da barganha

Eu: Vicente, vamos escovar os dentes e trocar de roupa que eu vou te levar pra escola hoje (no momento em que caía um toró)
Vicente: Papai, que tal fosse assistir tv e comer uma pipoca?
Eu: Não amor, vamos pra aula.
Vicente: Hoje é folga. Vamos assistir tv?

______________________________________________________________________

Saudade

Mara: Vamos deitar Vi. Tá na hora de dormir.
Vicente: (levando junto uma foto 3x4 minha) O Papai pode dormir com a gente? Eu gosto tanto de dormir tanto com o papai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário